18 de abr. de 2010

A importância do Sorriso

Dê um sorriso só
Sorriso aberto
Sorriso esperto
Cheio de amor

De vez em quando reflito sobre a importância do sorriso. Andamos tão carrancudos! Nos chama atenção quando observamos alguém na rua, caminhando e cantando, cada um sua canção. Ontem estava saindo da faculdade e um jovem passou por mim, cantando, feliz da vida, sem importar-se com os demais pedestres. Ele cantava e sorria... e seguia seu caminho.
Sorrir é algo tão importante que muda as outras pessoas. Dia desses precisei resolver um problema na prefeitura. Imaginei que iria ter que investir pelo menos uma hora do meu dia. Cheguei, a fila imensa. Com um sorriso, perguntei ao guarda se aquela era a fila para o que eu precisava. Ele respondeu com outro sorriso, mas a fila era aquela mesma. Ai... ai... Achei que meu cálculo de tempo estava errado.
Entrei na fila. Pessoas reclamando, pessoas conversando, pessoas sorrindo.
A fila era para pegar uma senha e esperar em outra fila! Socorro. Nossa senhora da aparecida preta, livrai-nos da burocracia. O rapaz da senha explicou-me gentilmente o que fazer e pediu que aguardasse. Disposta a não me chatear, pedi o formulário e aguardei minha vez. A senha foi chamada. Talvez tenha esperado 15 minutos, não mais.
Fui atendida por uma moça atenciosa, que sorria. Ao seu lado, pessoas carrancudas. Na mesa dela, uma lata decorada com desenhos de Romero Brito, que eu adoro. Comentei que a lata era linda e pronto... ela abriu um grande sorriso e me atendeu de um modo ainda mais agradável. Contou a história da lata. Ganhara da mãe.
Tudo resolveu-se rapidamente, agradeci com um outro sorriso, chamando-a pelo nome. Bom dia e segui em frente. Duas filas, um pagamento no banco e pronto. Em 40 minutos resolvi minha necessidade e fui embora almoçar.
Como já sabia que enfrentaria algo chato, preparei meu espírito e meus sorrisos. Ser gentil com as pessoas é um bom começo para que sejam gentis conosco. Sorrir pode criar aquela conexão inicial que faz com que o outro nos veja de forma diferente.
Penso cada vez mais que recebemos de volta as energias que irradiamos. Mesmo que seja a simples energia de um sorriso.

Um comentário:

Anônimo disse...

É REALMENTE IMPRESSIONANTE O BEM QUE UM SIMPLES SORRISO NOS TRAZ.