10 de abr. de 2010

Coleta seletiva de lixo

Apesar do porte da cidade, Uberlândia não tem um sistema de coleta seletiva de lixo decente. Na verdade, acho que pouco se faz neste sentido por parte do poder público. Incentiva-se o trabalho dos catadores e pronto. Missão cumprida.
Essa deficiência leva as pessoas a terem que sair de suas casas para descartar de maneira adequada o lixo que cuidadosamente separam. Uma das poucas opções é a estação de coleta seletiva do supermercado Extra, que normalmente está um verdadeiro Lixo! Essa foto foi tirada hoje de manhã... E o supermercado esteve fechado ontem, dia do Trabalhador.
Não sou cliente do Extra e nem gosto muito do supermercado. Já vi pássaros voando lá dentro e há frequentes problemas com validade de alimentos e higiene. Mas para descartar meu lixo, vou até lá e acabo fazendo as compras semanais também (raramente).
Procuro lavar todas as embalagens de plástico, deixá-las secar e só depois colocar na lixeira onde faço a separação entre o lixo reciclável e o orgânico. Mas quando vejo aquela estação de coleta de lixo do Extra me dá um desânimo muito grande. Hoje cedo, por exemplo, metade de uma melancia estava atravancando a entrada onde deveriam ser colocados os plásticos. Na parte separada para papel havia uma "gosma" verde, que estava dando muito nojo. Fico pensando, será que alguém cuida realmente daquele espaço?
Outra coisa que chama atenção é que as pessoas usam de maneira inadequada a estação. Separar o lixo envolve lavar as embalagens, tirar restos de comida, de refrigerantes, sucos, etc. O lixo deve estar seco, para evitar formar bolor e atrair bichinhos. É importante também colocar cada item no seu lugar (plástico, lata, papel, óleo). Aliás, este é outro problema da estação. Ela tem espaço para óleo de cozinha usado, mas você tem que jogar a vasilha dentro de um buraco. E se ao cair a sua vasilha se abrir? E se você tiver acondicionado o óleo velho em um recipiente de vidro?
Muitas vezes tenho a impressão de que o lixo colocado ali é todo misturado depois e vai parar em algum buraco negro, sabe-se onde. Não sei qual seria o papel do supermercado para melhorar o lugar, mas cada um de nós poderia começar separando corretamente o lixo, limpando as embalagens e agindo de maneira cidadã, jogando o lixo no lixo.

Um comentário:

marcelo ferrari disse...

Olá Uberlandina! Vc conhece outros pontos de coleta seletiva? Se sim, pode me informar. Grato.