13 de abr. de 2010

Concretizar projetos

Mudei-me para Uberlândia pela primeira vez no início da década de 90. Não lembro o ano. Vim como correspondente do caderno regional da Folha de S.Paulo em Ribeirão Preto, para abrir a sucursal do Triângulo Mineiro. Jornalista com dois anos de bagagem, pedi a oportunidade e ela me foi concedida... Foi meu primeiro contato com a cidade.
Cheguei de ônibus, passei pela lateral do Parque do Sabiá e pensei... que bela cidade. Chegando ao hotel, liguei a televisão. Ainda na rodoviária havia comprado os jornais locais. Naquela época Uberlândia tinha dois. A manchete: Uberlândia tem três ratos para cada habitante. Pensei com meus botões... onde vim parar?
Quase duas décadas depois, ontem flagrei indícios de que um rato invadiu minha cozinha. Não o capturei, mas ele está com os dias contados. Hoje, mais que ratos, o noticiário nos alerta para o trânsito cada vez mais complexo, os crimes cujas estatísticas crescem sem parar, a universidade federal que se amplia a cada dia, pujança econômica, saúde pública carente de melhorias...
Como cidadã e jornalista, ando pela cidade com um caderno de anotações mentais que não pára nunca. Por isso resolvi dar vazão aos meus pensamentos e criar esse espaço. O nome é uma homenagem ao jornalista Luiz Fernando Quirino, que conquistou minha atenção desde aquele primeiro jornal... o mesmo dos ratos. Com o pseudônimo de Infernando Pessoas ou com seu próprio nome, ele foi um dos grandes cronistas que Uberlândia já teve. A expressão "uberlandino", que empresto para dar nome a esse espaço, foi cunhada por ele, o mais ilustre de todos, vindo do Rio de Janeiro para retratar as belezas e incoerências de nossa cidade.
Por aqui tentarei escrever sobre os textos que me passam pela cabeça quando vejo a beleza e os absurdos dessa terra. Vamos ver onde esse caminho vai me levar...

Imagem: Ricardojbs, disponível no site http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/medium/7776535.jpg

2 comentários:

Luiz Gustavo disse...

Parabéns pelo blog Dri!!!

Sucesso!!!

Ainon disse...

Oi Dri! Adorei a ideia do blog, parabéns, admiro demais seu texto e a forma como trata com amor nossa cidade, que eu também amo de paixão, com todos seus prós e contras! =)

Um beijo!!!