2 de jul. de 2011

Ação no Bairro

Ação no bairro, na manhã de sábado
Vivo no Santa Mônica e considero esse um dos melhores bairros da cidade, restringindo-me aos de classe média. Gostaria, às vezes, de morar em um condomínio fechado, com um pouco mais de segurança. Mas eu perderia algumas coisas muito gostosas que a vida nos bairros populares, como este onde vivo, ainda proporcionam.
Hoje, por exemplo, fui passear com meus cachorros e resolvi ir até o lugar onde estava acontecendo um evento chamado Ação No Bairro, promovido pela prefeitura e TV Integração. Fui para pegar uma muda de árvore para plantar na calçada de casa. Ao chegar lá, uma verdadeira festa da cidadania.
Tinha muita gente, de todas as idades. Gente na fila para cortar cabelo, tirar documentos, consultar o Procon, o Sebrae. Tinha muita gente pegando muda de árvore. Tinha criança, adulto, velho. Estava um ambiente muito legal, que resgata um pouco do que acontecia nas cidades de 20 ou 30 anos atrás. A gente ia para a praça e encontrava os amigos, batia um papo, ficava sabendo das novidades.
Em todos os lugares da praça, tinha alguma coisa acontecendo. O dia maravilhoso deve ter contribuído para o clima do lugar. Além disso, sábado é dia de feira e muita gente aproveitou para dar uma passadinha no evento logo depois das compras semanais.
Outra coisa que adoro no bairro é que a gente conhece os vizinhos e eles conhecem a gente. Cumprimento muita gente pelo caminho. Ando muito a pé, tanto para ir ao supermercado, farmácia, banco, passear com os cachorros. Alguns vizinhos me conhecem pelo nome, outros não, mas a gente sempre tem uma palavra boa, um sorriso, um gesto de gentileza.
Procuro também praticar a boa vizinhança. Recolho o cocô dos meus cachorros, não faço barulho depois das 22h, entrego a correspondência que os correios insistem em colocar errado na minha caixa de correspondência. Não sou de frequentar a casa dos meus vizinhos, nem eles frequentam a minha, mas existe um clima de cordialidade, de cidade pequena, de um sentimento genuíno de alegria nos encontros.
Hoje senti isso na praça onde aconteceu o Ação no Bairro. Queria ficar lá mais tempo, mas os afazeres domésticos do fim de semana me avisaram que era melhor voltar para casa. Lugar onde me sinto segura, em grande parte, por causa da qualidade da minha vizinhança maravilhosa!

2 comentários:

RaFaeL 2PaC disse...

sou o Rafael, moro no bairro Jardim Braisilia e tenho um blog de noticias sobre o Hip Hop e toda a Cultura Urbana.Seria interessante se tivesse alguma forma de voce disponibilizar o anuncio do meu blog na sessao "Blogs Da Cidade"...EU vi um tweet do @_JoseAmaral e vim ver um blog que fala de Uberlandia, e que eu particulamente ainda nao conhecia!
obrigado pela atençao...estou no aguardo da resposta! artigohiphop.blogspot.com

Muri [Ateliê na Varanda] disse...

Só de ler o seu texto fiquei imaginando a cena, viajei na memória da minha infância!