1 de nov. de 2010

Uma escolha infeliz

Imagem extraída do site da prefeitura de Uberlândia
www.uberlandia.mg.gov.br
Nesta semana foi inaugurado o Hospital Municipal de Uberlândia, obra aguardada há algum tempo e que acabou se tornando motivo de minha primeira decepção com o prefeito da cidade, Odelmo Leão. Quero deixar claro que tenho uma grande admiração por esse político, um homem ético, transparente, focado em fazer uma cidade cada vez melhor. Votei e votaria nele outras vezes, mas isso não me impede de comentar o que considero um grande erro da atual administração, que foi ter escolhido o nome do tio do atual Prefeito para batizar a obra.
Vou explicar a razão de minha decepção. Não conheci o tio do Prefeito Odelmo Leão, nunca ouvi falar nele em meus 16 anos de Uberlândia e só agora descobri que o prefeito provavelmente foi batizado com seu nome como uma forma de homenagem, uma vez que seu nome completo é Odelmo Leão Carneiro Sobrinho.
Nos dias da inauguração da obra, estava muito ocupada com um projeto que precisava entregar para um cliente. Ouvi falar o tempo todo em Hospital Municipal e o nome nem me chamou atenção. Dias depois, dirigindo, ouvi pelo rádio do carro uma propaganda sobre o novo hospital, onde se falava o nome completo: Hospital Municipal e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro. No primeiro momento, fiquei chocada! Pensei comigo mesma no tamanho do oportunismo de um prefeito que dá seu próprio nome a uma obra que construiu com o dinheiro do povo. Depois, ainda indignada, pensei se Odelmo seria Médico ou Advogado, comumente chamados "doutores" em nossa sociedade. Depois pensei se ele teria feito um programa de Doutorado. Em qualquer desses casos, talvez se justificasse que ele se auto-denominasse "Doutor". Meu choque foi tanto pelo uso da expressão quanto pelo nome do Prefeito batizar a obra.
Por fim, para não ser injusta com um homem público a quem admiro tanto, fui pesquisar e descobri que viveu em Uberlândia um tio do prefeito, chamado Odelmo Leão Carneiro, e que foi médico, portanto, chamado Doutor. Consultei também o blog @uberlândia, que entrevistou um advogado e que confirmou que a escolha do nome foi feita dentro de todos os parâmetros legais. Mas nem sempre aquilo que é legal é bem visto aos olhos da população. Quantas pessoas, como eu, vão se embrenhar pela internet para tentar desfazer um possível mal entendido? Eu não queria acreditar que o prefeito tivesse dado seu próprio nome ao Hospital. Seria um erro grosseiro de gestão e imagem, que com certeza a equipe do Odelmo não o deixaria cometer.
Sim, o nome foi escolhido de acordo com os parâmetros legais. Sim, o tio de nosso prefeito deve ter sido um homem digno de tal homenagem. Mas um homem público do porte de Odelmo Leão Carneiro deveria ter agradecido a homenagem e buscado outros profissionais da medicina que poderiam igualmente ser homenageados. Alguém ligado à Universidade Federal de Uberlândia, por exemplo. Alguém que não carregasse o mesmo nome e sobrenome do atual prefeito.
Como ensino aos meus alunos, o Prefeito Odelmo Leão tem uma reputação excelente, pelo menos para mim. Eu o admiro e respeito. Mas essa escolha, que particularmente considero infeliz, será um arranhão na boa imagem que tive até hoje. Compreendo a homenagem, entendo que o tio do prefeito deve ter sido um homem notório. Mas para a maior parte da população, sem acesso à internet e outros meios de comunicação que permitam fazer o caminho que fiz em busca da informação, o nome do Hospital ficará ligado ao Prefeito Odelmo, e não ao seu tio. Lembrando ainda que as pessoas mais simples já costumam se referir ao prefeito como Doutor.
Essa decisão deve ter sido pensada e discutida na equipe do Prefeito. Apenas me espanta que ele tenha compactuado. O Prefeito Odelmo que sempre admirei é um homem que iria se opor ao nome, por saber que a ligação com sua própria pessoa seria inevitável. Talvez seja o momento de rever meus conceitos acerca dos raros homens públicos que ainda admiro. Afinal, todos os dias são feitas escolhas infelizes. Espero, honestamente, que independente do nome, o Hospital Municipal preste um serviço de qualidade para uma população que anda tão carente de saúde, ética e transparência.

Nenhum comentário: