20 de jun. de 2010

Saída Fotográfica Câmera Clique


Enquanto muita gente torcia pelo Brasil hoje à tarde, no jogo contra a Costa do Marfim, um grupo de amantes da fotografia realizava a primeira edição da Saída Fotográfica Câmera Clique. Organizado por meio do Twitter e de emails, eles se reuniram logo de manhã para fotografar a cidade e as manifestações verde amarelas.
Munidos com suas câmaras, registraram belos momentos de alegria, espontaneidade e bandeiras brasileiras ao vento. As imagens começaram a ser postadas no Flickr (para ver, clique aqui). Todo o movimento utiliza a web. Considero que uma das fotos, que escolhi para abrir este post, está digna de capa de jornal. O autor é Dudu Lobianco.
Alguns participantes não se conheciam. Eles se reuniram na Praça da Bicota, no centro da cidade, por volta das dez horas da manhã. E saíram pelas ruas da cidade, clicando qualquer manifestação verde e amarela que encontrassem pela frente, conforme postado no blog do Ateliê Fotografia Criativa, um dos organizadores do evento (http://atelliefotografia.com.br/). O outro foi um grupo chamado Folia de Reis.
Não sou uma boa fotógrafa, mas acompanhei o movimento pelo twitter. Não sei se a midia vai noticiar e reconhecer essa aventura fotográfica, que promete ter novas edições. Mas o trabalho está muito bonito e a iniciativa foi muito inteligente, criativa e fora dos padrões normais de uma cidade que precisa se reinventar.
Cansei de ouvir dizer que a internet vai fazer com que as pessoas se isolem. O exemplo da Câmera Clique mostra o contrário. O movimento começou com pessoas que não se conheciam. Pelas imagens postadas no Flickr, a gente pode ver que dali vão nascer amigos, contatos, relacionamentos, aprendizados. Formou-se uma rede social, uma comunidade que saiu do mundo virtual para o real. A internet democratiza os espaços, cria oportunidades para que as pessoas possam manifestar-se, mostrar sua arte.
Algumas fotos são de uma plasticidade incrível. Outras ficaram muito em cima do evento em si, mas todas contam uma história, de um país que ama o futebol e que se veste de verde e amarelo numa manhã de domingo para celebrar a vida e a arte. Contam também a história de pessoas que acreditaram em uma idéia e fizeram acontecer. Recentemente, em palestra na UFU, o editor da IstoÉ, Toni Pires, falava sobre a importância de contar uma história por meio da fotografia e de usar a internet para mostrar seu trabalho para o mundo. Tenho certeza que esses jovens lançaram uma semente para isso.
Parabéns aos organizadores. Vocês merecem muito sucesso. Pelas imagens, pela coragem, pela ousadia e principalmente, pela felicidade estampada em cada rosto.

3 comentários:

lívia fernandes. disse...

Muito obrigada pelo reconhecimento, Adriana.
Ficamos muito feliz que tenha gostado da iniciativa e das fotos... Fique ligada nas atualizações e sinta-se convidada para a nossa próxima saída.

Um abraço,
Lívia.

Dudu Lobianco disse...

Minha foto!
\o/

lívia fernandes. disse...

Acho que eu estava emocionada demais com a saída quando escrevi "Ficamos muito feliz"

Considera, por favor. hahahaha

:)