Dia desses, ao sair para jantar depois do concerto de abertura do Movimento Internacional de Música de Uberlândia, descobri um cantinho do nordeste em Uberlândia. Trata-se do restaurante Mandacaru - Sabor do Nordeste. Fica no bairro Roosevelt, uma casa simples por fora, mas com o calor dos nordestinos por dentro.
Chegamos e o restaurante estava vazio. Apenas uma moça jantava com uma menina. Fomos muito bem recebidos pela dona da casa, que nos mostrou o ambiente, todo decorado com peças artesanais, chapéus, trajes típicos, redes. As mesas, cada uma com o nome de um estado nordestino. Nas paredes, peças de argila, talhadas em personagens que fazem parte da cultura daquela parte do país, que muitos desconhecemos.A recepção foi tão gostosa, que mesmo com o restaurante vazio, resolvemos ficar. O garçon, Tiago, extremamente educado, estuda música na Universidade Federal de Uberlândia e ficou conversando com a gente enquanto a macaxeira e o bobó de frango eram preparados pela Dona Fátima. No cardápio, tinha muita coisa típica, mas confesso que fomos mais conservadores. O restaurante não tem música ao vivo, mas rodava um DVD maravilhoso da Elba Ramalho. Fomos recebidos ao som de Anunciação. Um sinal de que a noite seria muito boa.
O jantar foi delicioso. A cerveja gelada. A recepção amiga. Ao terminarmos, D. Fátima pediu licença para recitar um poema de cordel para a gente. Um texto onde ela mistura a beleza de ser nordestina, o carinho em nos receber, a boa comida do lugar e sua vontade de que a gente voltasse logo. Tiago nos explicou muitas coisas do restaurante, dos temperos, da origem da familia.
Foi uma noite para lá de especial. O restaurante vazio, que assusta tanta gente, na verdade foi um presente para que a gente pudesse apreciar não apenas a refeição. Afinal, a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte.
Se quiser conhecer o Mandacaru, segue o endereço: Rua Godofredo Machado, nº 138, bairro Presidente Roosevelt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário