15 de mar. de 2012

Boas vindas ao viaduto

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais
Pois é, o viaduto sobre a avenida João Naves de Ávila finalmente ficou pronto. Há críticas e elogios. Eu, que uso aquele trecho praticamente todos os dias, fiquei satisfeita com o resultado. O trânsito flui bem melhor em horários de pico, são menos semáforos a enfrentar, as pessoas aos poucos se acostumam com a velocidade certa e começam a usar as duas pistas, ao invés de se concentrarem na faixa central.

14 de mar. de 2012

O dia em que Uberlândia parou

Fonte: Blog da Mary
http://maryvillano.blogspot.com
Há muitos anos, Raul Seixas gravou uma música chamada "No dia que a Terra parou". Nela, o maluco beleza conta de um sonho, onde todas as pessoas combinaram que não saíriam de casa. Ao longo dos versos, o compositor lista uma série de coisas que não aconteceram de um lado porque as pessoas sabiam que do outro lado não haveria ninguém.

13 de mar. de 2012

Mais uma mensagem de aniversário


Daqui a poucos dias, minha mãe fará aniversário. Ela não quer comemorações nem homenagens. Detesta o fato de estar envelhecendo. Tem esse direito. Filhos, normalmente, lidam mal com o envelhecimento dos pais. Nossa finitude é inequívoca.

4 de mar. de 2012

Discursos corporativos em linha reta (de colisão)

Sou uma apaixonada por Fernando Pessoa, ele mesmo e heterônimos. Sei de cor vários de seus poemas e eventualmente eles me vêem à mente quando quero escrever sobre temas contemporâneos. Dia desses, peguei-me entre os versos do Poema em Linha Reta, de Álvaro de Campos:

"Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo."

Essas palavras vieram-me à lembrança após uma aula sobre identidade, imagem e reputação, parte do conteúdo que ensino em sala de aula. Assistimos a alguns vídeos institucionais que, mesmo sendo de empresas diferentes, eram conceitualmente iguais. Apresentavam organizações que, como no poema do autor português são todas, sem exceção, "princesas na vida".