15 de jan. de 2012

Assassinaram a gramática

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/index.shtml
Ultimamente, ando assustada com a quantidade de erros de português que encontro na comunicação oral e escrita. Confesso: Também cometo meus erros, mas procuro revisar antes de publicar e, na medida do possível, corrigir.
Tem alguns erros que desconfio que sejam culpa dos corretores ortográficos dos sistemas computadorizados. Um deles é a eterna confusão entre o "há", do verbo "haver" e o "a", preposição. Hoje mesmo, no jornal, li uma manchete onde se usava equivocadamente uma forma pela outra. Não sei qual é exatamente a regra, mas para não errar, eu costumo relacionar o "há" com passado, como por exemplo "há dois meses chovia muito na cidade". Pode-se também relacionar com o sentido de "existir" ou "fazer".

8 de jan. de 2012

Atendimento ao consumidor. Parace que só os próprios se preocupam com isso.

Fonte: http://diaadiadeumcliente.blogspot.com
Dê uma passada rápida de olhos pela sua timeline. Seja no twitter ou facebook. Aposto que tem alguém reclamando do atendimento da operadora de telefonia celular. Acertei? Acredito também que um dos seus amigos critica vorazmente o provedor de internet, cujo serviço é caro e cai toda hora. Existe ainda uma grande chance de que algum amigo, tentando viajar de avião (seja em férias ou a trabalho), tuíte alguma coisa sobre atrasos, aeroporto fechado ou falta de informações.

7 de jan. de 2012

Hoje é dia de visita


Fonte: www.orkugifts.com
Quando eu era criança, eventualmente a gente recebia visitas. Ou visitava alguém. Eu particularmente adorava aqueles dias especiais. Não falo daquelas que se transformam em estadias de curta ou longa duração. Mas daquelas onde há tempo suficiente para se coar um café fresquinho ou compartilhar uma cerveja gelada.

O mato esconde o Parque Linear

Fonte: www.uberlandia.mg.gov.br
Sei que é época de chuva e que fica difícil conter o mato que toma conta das praças, canteiros e parques de Uberlândia. Mas fiquei triste em ver o estado de aparente abandono em que se encontra o Parque Linear do Rio Uberabinha. O mato está tão alto que a gente já não anda sobre a grama, nem chega perto dos lagos ou das fontes de água. Os equipamentos de lazer, como o quiosque onde outrora tinha um bebedouro, parecem totalmente esquecidos. Aliás, o bebedouro foi retirado há meses e jamais reposto.

Missão Criança: um exemplo

Fonte: www.missaosaldaterra.org.br
Neste ano, a convite de um amigo muito querido, passei a noite de Ano Novo na Missão Criança, um abrigo onde se cuidam de meninos e meninas, desde bebês até adolescentes. São quatro casas, onde as crianças moram sob os cuidados das chamadas mães sociais.

Carta de despedida

Fonte: www.blogsimplesassim.com
Olá. Espero que esteja tudo bem com você.
Escrevo para pedir um pequeno favor, tomara que não seja nenhum inconveniente. É algo pequeno e simples, fácil de fazer. Vai te tomar algum tempo, dependendo do quanto você quiser ser transparente e honesto. Mas se quiser apenas atender meu pedido, de forma simples e direta, levará poucos minutos. Talvez segundos.
Sem mais delongas, queria te pedir que me escrevesse uma carta de despedida. Uma simples carta, onde vai me dizer adeus. Caso queira apenas usar essa palavra, vou entender. Mas se não for pedir muito, nem abusar de sua imensa boa vontade, faça um esforço maior e me explique as razões deste adeus. Seja um rude "não te quero mais", seja "você não é o que esperava", "encontrei outro alguém" ou simplesmente "somos diferentes demais".

Uberlândia tem Praia!

Foto: Caio Graco Machado
Fonte: http://www.panoramio.com/photo/40684814
Adoro descobrir coisas legais na cidade que escolhi para viver. Ontem, meio que sem querer, descobri a tarde de sábado no Mercado Municipal. Tem samba, tem gente bonita, tem comida boa, tem cerveja gelada, tem bons amigos, tem paquera, tem conversa non sense, tem alegria, tem barulho, tem vida. Parece até que Uberlândia tem praia, porque o clima que vivenciei ali é típico daqueles fins de tarde em barzinhos beira mar.
Parece que essas tardes já rolam faz tempo, mas eu nunca me liguei. Ontem um amigo me convidou para almoçar e fomos parar lá. Antes, dei uma paradinha na loja da Aica para dar um beijo em uma velha amiga e comprar um delicioso licor de jabuticaba (uma das minhas bebidas favoritas no mundo, diga-se de passagem).

Sugestões aos candidatos à prefeitura

Embora lenta, já foi dada a largada para a corrida eleitoral de 2012. Quem cruzar a linha de chegada irá administrar uma cidade em franco crescimento, politicamente relevante, social e culturalmente importante no cenário estadual.
Alguns nomes já despontam: Luiz Humberto Carneiro (apoiado pelo atual Prefeito Odelmo Leão Carneiro), Gilmar Machado (nome forte do PT) e Liza Prado (que se apresenta como candidata da terceira via). Recentemente, todos deram entrevistas ao jornal Correio, relatando seus projetos, preocupações e planos para uma cidade que ultrapassa a marca dos 600 mil habitantes.